SOBRE A REJEIÇÃO

2-g-20120202

1 – NINGUÉM é especial, somos todos um bando de macacos pelados que se acham.

2 – REJEIÇÃO é algo natural e é assim que deve ser encarada. Mas a rejeição dói, e já existem pesquisas científicas que afirmam que a rejeição causa dor física; e isso seria uma herança dos tempos em que vivíamos em grupos, como tribos. Ser rejeitado nessa época era uma condenação de morte, já que a humanidade estava à mercê da Natureza e de seus perigos ainda incompreendidos, nesse contexto viver sozinho era muito perigoso; para preservar a vida, o organismo humano desenvolveu essa capacidade de fazer o corpo sentir dor ao ser rejeitado, assim o indivíduo fazia de tudo para evitar a rejeição, o que garantia a união do grupo, e, consequentemente, os abusos de certos indivíduos, fato que ainda pode ser observado até hoje. Mulheres são mais resistentes à dor, por isso os homens sofrem mais quando são rejeitados, o que também explica o fato de os homens evitarem mais as situações em que há risco de rejeição.

3 – CARÊNCIA afetiva é na verdade uma necessidade de se sentir especial; não tem nada a ver com traumas do passado ou qualquer outra desculpa. E por que essa necessidade de se sentir especial? Porque ser especial é ter a garantia de não ser rejeitado, o que garante companhia e ajuda para enfrentar os desafios da vida.

4 – REJEITAR alguém e colocar a culpa nos defeitos dessa pessoa é um ato covarde. Quando rejeitamos alguém e colocamos a culpa em seus defeitos estamos na verdade tentando camuflar algum tipo de egoísmo ou fraqueza, alguma falha em nossa personalidade. Todos nós temos defeitos, assim, não são os defeitos dos outros a causa de uma rejeição, mas sim, os nossos. Rejeitar é normal, mas quando tentamos culpar o outro por ser rejeitado é necessário fazermos um exame de consciência.

Matéria sobre os efeitos físicos da rejeição:

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI329604-17579,00-REJEICAO+DOI+LITERALMENTE.html

http://www.methodus.com.br/artigo/948/rejeicao-doi-literalmente.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s