SOBRE OS LIVROS PARA COLORIR  

Johanna-Basford-Livro-para-colorir-Floresta-encantada-Jardim-Secreto-7Ultimamente têm aparecido muitas justificativas “científicas” e muitas explicações de “especialistas” apoiando os “livros” de colorir, para adultos. Grandes meios de comunicação, assim como diversos blogs literários, estão botando lenha na fogueira e transformando os benditos “livros” em produtos de altíssima necessidade para o público consumidor. Até as religiões começam a apostar nos “livros” de colorir, pra adultos; e já se pode escolher as cores do seu santo(a) favorito(a), ou quem sabe até de uma belíssima passagem bíblica transformada em ilustrações para ganharem cores através da mais serena inspiração. Mas, acredite, ao contrário do que toda essa gente vem dizendo, esse material é tão inútil quanto ridículo; é somente mais um produto no mercado, que tem o único intuito de gerar renda fácil, vinda de consumidores alienados.

Um “livro” de colorir, para adultos, é, além de inútil e ridículo, uma ofensa gravíssima a todos os profissionais que se dedicam à produção literária; e o sucesso de vendas dessa modinha, ao menos, serviu para jogar por terra as duas maiores desculpas do público brasileiro para não consumir Literatura; ou seja, o preço do livro e a falta de tempo, já que um “livro” de colorir, para adultos,  com todo o kit de lápis de cor/canetinha/giz de cera, etc, não sai barato, e haja tempo para colorir todo o “livro”… Assim, o tal produto deixa claro o descaso da nossa sociedade com a produção literária do nosso país. E não digo isso por mim, que sou amadora nesse mundo da Literatura, digo isso por todos os profissionais que já estão nessa estrada há tempos e que trabalham duro para manter a qualidade de seus trabalhos artísticos, já que precisam manter seus empregos em outras áreas para não morrerem de fome, pois a nossa sociedade tem essa mania antiga de só valorizar o que faz sucesso no exterior, mesmo que seja um “livro” de colorir, para adultos.

Pois é, enquanto pessoas gastam fortunas em “livros” de colorir, para adultos; é difícil alguém pagar R$10,00 em um livro nacional, ou mesmo, R$2,50 em um gibi nacional; e não é por falta de qualidade desses materiais, temos artistas sensacionais aqui no Brasil, que valorizam a nossa Cultura, a nossa terra, o nosso povo através de suas obras; mas o brasileiro tem o tal de complexo de vira-lata, levando certos grupos a baterem no peito e dizer com orgulho “Eu tenho vergonha de ser brasileiro”; como se isso fizesse dessas criaturas algo importante no contexto mundial; e assim, a produção nacional não vende.

Eu sei que o “livro” de colorir é só mais uma modinha, mas o que essa modinha representa é preocupante, além de ser um grande estímulo para que as Editoras invistam cada vez mais em produtos fúteis, que não acrescentam nada à sociedade, mas geram lucro, muito lucro. A Literatura mundial já vem sofrendo com a queda angustiante em sua qualidade, devido à falta de público para trabalhos mais significativos; o “livro” de colorir, para adultos, parece ser o fim do túnel… O que virá depois disso?

livros-colorir-estresse-1

Anúncios

3 respostas em “SOBRE OS LIVROS PARA COLORIR  

  1. Concordo plenamente. Primeiro eu tive dificuldade para entender os tais livros. Demorei a acreditar que era so para colorir.quando eu finalmente entendi…fiquei impressionada com a imbecilizacao das pessoas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s